terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O curso de cinema · Festival de Cinema Internacional de Sobral é realizado de 2 a 7 dezembro



Produções de 18 países marcam a primeira edição do Cinebral.
Hungria é o país convidado do festival.


Le Havre, produção da Irlanda (Foto: Cinebral/
Divulgação)

A partir desta segunda-feira (2), será realizada a primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral (Cinebral), na região Norte do Ceará. A programação do evento traz produções de 18 países e segue até dia 7 de dezembro. O lançamento oficial acontece, às 19 horas, no Theatro São João, com a exibição dos filmes "Picolé" e 'Le Havre".

O curta “Picolé” foi produzido por alunos da rede pública do projeto “A Escola Vai ao Cinema”, sob a orientação do cineasta brasileiro Telmo Carvalho. O filme participou do “Anima Mundi”, o maior festival de animação do mundo. A película 'Le Havre" é uma premiada produção finlandesa do cineasta Aki Kaurismaki.

A programação do 1º Cinebral inclui a projeção de 38 filmes de longa-metragem, somando 74 exibições, e 20 curtas-metragens, com 40 exibições, e pretende mostrar um cinema alternativo produzido na Europa e no Brasil. Paralelo às exibições, o festival promove oficinas de cinema, palestras e mesas redondas, contando ainda com a exposição “Cartazes, cinema e literatura”, o concerto “Música de Cinema”, shows musicais e Festa do Cinema.

Os equipamentos vão receber o Cinebral são o Theatro São João, a Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa de Cultura de Forquilha.

A primeira edição do Cinebral vai homenagear o cineasta cearense Rosemberg Cariry. Na tela, as exibições dos filmes “Cine Tapuia”, “Lua Cambará”, “Corisco e Dadá” e “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”. A Hungria é o país convidado do festival, que exibirá filmes de cineastas prestigiados, como Istvan Szabo, Bela Tarr e Kornel Munduzco, e que serão comentados pela especialista húngara Clara Farkas.

Exibições
A seção oficial do festival conta com 17 títulos vencedores de festivais, como de Cannes, Berlim, Krlovy Vary e Veneza e filmes reconhecidos pelas academias de cinema de seus respectivos países e/ou que os têm representado nas últimas edições do Oscar. Além de Le Havre, de Kaurismaki, a mostra terá Melancolia, de Lars Von Triers, César deve Morrer, dos irmãos Taviani, e Holy Motors, de Leo Carax.

Serviço
I Festival Internacional de Cinema de Sobral (Cinebral) – De 2 a 7 de dezembro em Sobral (CE). Mais informações na ECOA. Endereço: Travessa Adriano Dias Carvalho, 135, Centro, SobralCeará. Tel (88) 3111.1661. Acesso gratuito


Fonte: http://migre.me/gRQLW


Para saber mais sobre O Curso de Cinema acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário