quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O curso de cinema · Mostra de cinema em Sobral segue até sábado

Continua o Festival Internacional de Cinema de Sobral, o Cinebral, até sábado desta semana, com a exibição de 38 filmes de países como do Brasil, Rússia, Bélgica, Itália, Espanha, Hungria, Áustria e Filândia. As exibições estão sendo feitas em diversos pontos da cidade, como a Casa da Cultura.


Na abertura do evento, estiveram presentes maestro José Brasil, vice-prefeito Carlos Hilton, diretor da Ecoa, Roberto Galvão, prefeito Veveu Arruda , chefe da Casa Civil do governo do Estado, Arialdo Pinho e o artista plástico Paco Lara

O lançamento aconteceu no Theatro São João nesta segunda, dia dois, e deve acontecer até sábado. A abertura do Festival contou com apresentação do recital da Orquestra Jovem de Sobral, formada por alunos da Escola de Música, que apresentaram cinco peças musicais e em seguida, acompanharam o Coral Vozes de Sobral.

Um dos filmes que está sendo exibido é o curta Picolé, do adolescente Douglas Vascleidson Vieira dos Santos, de 14 anos. Douglas estuda na escola Raul Monte e participa do Projeto A Escola Vai ao Cinema. A produção foi selecionada em dos maiores festivais do Brasil e um dos mais importantes do mundo que é o "Anima Mundi".

Douglas recebeu a premiação das mãos do Prefeito Veveu Arruda, que falou da importância de festivais como este para o incentivo à cultura. "O Cinebral abre as portas para uma programação cheia de oportunidades para quem aprecia a arte do cinema.

Alternativos

Segundo o coordenador da Escola de Artes e Ofícios de Sobral (Ecoa) Roberto Galvão, um dos idealizadores do evento, a ideia é levar filmes alternativos para o grande público. "Pela minha experiência pessoal isso é difícil. O público está tão acostumado com filmes da grande indústria que se assusta com esse novo horizonte. Nós queremos mostrar que existem outras possibilidades de fazer cinemas, que são compatíveis inclusive com nossa condição socioeconômica, sem que sejam necessárias produções multimilionárias", disse.

A cada edição um país será destacado com um maior número de obras. Neste ano, o país em destaque é a Hungria, com sete produções exibidas. "Os países de menos destaque são nosso foco", salientou.

"Queremos levar a simplicidade da linguagem da arte. Mesmo em países que possuem festivais internacionais há muito tempo, o desafio ainda é atrair o público para o desconhecido", afirmou.

Nessa primeira edição está sendo feito um panorama com filmes de 2010 até hoje, a fim de traçar um perfil do gosto dos sobralenses pelas obras e alargar os horizontes culturais. "As pessoas só veem aquilo que é normalmente ofertado para elas. Um dos focos do festival é mostrar essa alternativa, esse cinema diferente".

Para a próxima edição, o coordenador conta que está sendo trabalhada uma possível sessão de cinema europeu, caso seja firmado uma parceria com o Parlamento Europeu.

Parte do festival será voltada para escolas. Turmas convidadas estarão assistindo diversas sessões que serão trabalhadas em sala de aula, normalmente com redações sobre o tema ou sobre a experiência com o cinema. "Muitas dessas crianças estão indo para o cinema pela primeira vez e isso as deixa maravilhadas". Outro destaque é o curso de direção de documentários, que está acontecendo na Casa da Cultura. Uma das razões para a realização foi a parceria com o curso de História da Universidade Estadual do Acaraú. "Os alunos têm possibilidade de apresentar seu trabalho final por meio de documentário, esses alunos são parte do nosso público alvo. Algumas obras sobralenses também estão no festival, como Sobral no Plural, do professor Nilson Almino", ressaltou.

Homenagem

Produzido pelo Instituto Ecoa, o Cinebral apresentará ao longo da semana 38 filmes europeus e coproduções Brasil-Europa, palestras e mesas redondas com participação de representantes da Hungria, Espanha e Brasil, oficinas de cinema, exposições de 50 cartazes inspirados em filmes, cursos de curtas metragens, além da homenagem ao cineasta cearense Rosemberg Cariry, considerado um dos grandes nomes da sétima arte.

As parcerias realizadas são da Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Ecoa, e Governo do Estado, através de sua Secretaria da Cultura.

Mais informações

Ecoa Sobral
Dr. Carlito Pompeu, 116
Centro - Sobral
Zona Norte
www.cinebral.com.br

Jéssyca Rodrigues
Colaboradora


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1345144


Para saber mais sobre O Curso de Cinema acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário