quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cefojor, Curso de Cinema em Angola

Cinema
Cefojor promove curso de formação cinematográfica

Angop
Albino Carlos, director do Cefojor
Albino Carlos, director do Cefojor

Luanda - O Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em colaboração com o Instituto Cultural Alemão “Gothe”, promove, em Luanda, uma acção formativa no domínio cinematográfico.



Segundo o director do Cefojor, Albino Carlos, que avançou a informação hoje à Angop, o curso visa promover o resgate e incentivo na população e nos criadores o hábito de assistir e fazer cinema em Angola.


“Tendo em conta a carência nos documentários e nos filmes de produção nacional exibidos no país, estamos a promover este curso pensando na competências de formação de quadros para desenvolver o sector”, reforçou.


Com a duração de um mês, o curso conta com a participação de jovens criadores, realizadores e produtores da Televisão Pública de Angola, amantes de cinema e alunos do curso de jornalismo do Cefojor.

Albino Carlos avançou que o curso serve também para os jovens ocuparem os seus tempos livres de forma saudável, apostando na formação em artes.


Considerou o sector cinematográfico valioso, pois permite que o povo se retrate com os seus próprios olhos e tenha a capacidade de ver o mundo nos seus variados estados.


O responsável frisou ainda haver uma necessidade de uma maior aposta na formação do sector cinematográfico, como fonte para diminuir o índice de desemprego e do desenvolvimento da cultura angolana.


Albino Carlos disse que, com uma indústria de cinema no país, haverá mais emprego, especialmente para os jovens, diminuir o nível de delinquência e desenvolver a cultura angolana.


“O sector do cinema é um dos meios fundamentais, porque pode empregar muitos jovens e fazer com que a nossa produção literária tenha escoamento e fixação a nível de telenovelas e documentários. Temos um país belo e um potencial turístico muito grande que necessita de reportar e para servir de produção para grandes filmes”, sublinhou.


Apontou também para a necessidade de haver mais apoios e políticas muito bem equacionadas, fundamentalmente de incentivo aos criadores

portalangope

Um comentário: