Este blog é destinado a comentar sobre cinema brasileiro de forma geral e cursos de cinema e vídeo de forma mais específica. Conheça o nosso portal de cursos: www.cursosraizesculturais.com.br
terça-feira, 19 de junho de 2012
Interior de SP conta com curso de alto nível em cinema
Interior de SP conta com curso de nível superior em cinema
Divulgação/Jornalcidade.uol.com.br
Em 2012 a Faculdade Metodista de Piracicaba (Unimep) abriu turma para o curso de nível superior em Cinema e Audiovisual. É uma das poucas faculdades na região que oferecem o curso, pois ainda há uma concentração maior em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
O Cinema e o Audiovisual vivem um momento de ascensão, principalmente devido à popularização das novas tecnologias, como câmeras e mídias digitais, o que possibilitou a democratização das produções e sua propagação. Esta atual tendência é fácil de ser acompanhada, pois nota-se o crescimento do mercado audiovisual no Brasil pela qualidade e aumento dos filmes nacionais lançados.
Outros fatores que influenciaram este presente momento do Cinema é a implantação da TV digital e a nova legislação das TVs por assinatura, que exige mais conteúdo de produção nacional e regional em suas programações. Aproveitando esta boa fase, percebendo a escassez de cursos de formação neste segmento e, sobretudo, no interior, a Unimep, atenta às inclinações do mercado, lança o Curso de Cinema e Audiovisual com duração de quatro anos.
Dentre os professores, mestres e doutores que compõem o corpo docente está João Paulo Miranda Maria, já conhecido em Rio Claro por fundar e coordenar o Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho. João Paulo é formado em Cinema pela Estácio de Sá e pós-graduado em Multimeios pela Unicamp. Estagiou em grandes produções da Globo, como o filme Lisbela e o Prisioneiro e a série A Grande Família, professor desde 2006 de oficinas oferecidas pelo Estado como as Oficinas Culturais Hilda Hilst e Carlos Gomes e do projeto Bem-te-vi, coordenado pela USP.
João Paulo enfatiza a importância da implementação deste curso no interior como forma de profissionalizar a população local. Ele explica que o Cinema está sendo visto como profissão apenas agora, por isso este é o momento ideal de oferecer a oportunidade às pessoas que pensam em se realizar nesta área. João Paulo lembra que há muito vem lutando para criar uma estrutura capaz de investir em capacitação.
“O Kino-Olho surgiu desta vontade de fazer com que o Cinema se tornasse uma realidade próxima das pessoas”, afirma.
http://www.cursosraizesculturais.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário