Primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília reúne 46 filmes
Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF)
Brasília sedia, entre 13 e 22 de julho, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), apresentando 12 filmes na mostra competitiva e outros 34 em mostras paralelas e retrospectivas, além de debates, seminários e palestras. O evento acontece no Cine Cultura Liberty Mall e na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional.
A seleção dos participantes da mostra competitiva deu preferência a filmes assinados por diretores em início de carreira, com títulos recentes. São eles: “Avalon” (Suécia); “Ausência” (EUA); “Kauwboy” (Holanda); “Habibi” (Emirados Árabes/ Palestina/ Holanda/ Estados Unidos); “Bel Ami – o sedutor” (Reino Unido/ França/ Itália); “O Planeta Solitário” (Estados Unidos/ Alemanha); “O Ano do Tigre” (Chile); “La Playa DC” (Colômbia/ França/ Brasil); “Una Noche” (Estados Unidos/ Reino Unido/ Cuba); “Tey” (França/ Senegal); e “Os Esquecidos” (Alemanha). As categorias para competição são: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. Cada prêmio é agregado ao valor de 10 mil dólares.
A programação inclui, ainda, seis mostras paralelas: “Novo Cinema Europeu”, “Panorama África”, “Independentes Americanos”, “Cara Latina”, “Mundo Animado” e a grande esperada “Retrospectiva Anna Karina”, que conta com a presença da atriz no dia 15, falando sobre o movimento da Nouvelle Vague.
Os seminários e debates visam aproximar o espectador do pensamento dos cineastas e, por isso, estão programados encontros com os realizadores de filmes como “La Playa D.C.”, o colombiano Juan Andrés Arango, “Os Esquecidos”, o alemão Jan Spenckbec, “Una Noche”, a cubana Lucy Mulhoy, e com o produtor do filme “Habibi”, Pablo Godoy-Estel. Há ainda um debate em 20 de julho sobre a temática da “Participação feminina nos processos culturais e políticos da América Latina”, com as diretoras Lúcia Murat, brasileira, e Teresa Arredondo, chilena.
Para mais informações, acesse a página oficial do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF).
Fonte: www.noticias.portalbragança.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário