O diretor paraense Fernando Segtowick ministra o “Curso de Direção Cinematográfica”. As inscrições estão abertas para as oficinas gratuitas que ocorrem de 11 a 15 e 18 a 22 de setembro, sempre das 10h às 13h. Ao todo são 30 vagas para a atividade oferecida pelo Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém.
O curso é direcionado a profissionais do cinema e interessados na área que possuam conhecimento mínimo básico dos processos produtivos, técnicos e criativos. O foco das aulas será um estudo sobre os aspectos técnicos e criativos de um projeto. Como resume o diretor, o enfoque será “a transposição do roteiro do papel para a prática dos set”.
“Eu sempre achei que uma das coisas mais complicadas era, a partir do roteiro, levar a história para a tela. O curso será um desmembramento do roteiro técnico, sobre como separar nele os diversos elementos para assim deixar tudo pronto para filmar”, define.
Durante os dez dias de curso serão enfocados aspectos que vão além da direção, como roteiro técnico, planificação, direção de arte, escolha de locações, casting, preparação e plano de filmagem. “Uma boa leitura de roteiro amarra o filme. Desde quantos planos são necessários, até número de figurantes. A direção é um departamento que na verdade gerencia todos os demais, como fotografia, figurino. Você tem que ter todos esses detalhes em mente”, explica o diretor de 40 anos.
Atuando na área de critica cinematográfica e produção desde 1993, Fernando Segtowick estreou na direção em 2000, com o curta-metragem “Dias”, vencedor do 1º Prêmio Estímulo da Prefeitura Municipal de Belém. Em 2004, Fernando produziu o curta “Dezembro”, vencedor do prêmio do Ministério da Cultura. Ainda dirigiu os documentários “Imagens Cruzadas” (2005) e “Jovens, Tefé, AM” (2008).
À LUZ DE MATINTA
Seu trabalho ganhou repercussão nacional com o filme “Matinta”, de 2010. Com Dira Paes em um dos papéis principais, ao lado de Adriano Barroso e Astrea Lucena no elenco, o curta faz uma releitura da lenda amazônica da Matinta Perera. O filme levou o prêmio de “Melhor Atriz”, e “Melhor Som” no 43º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, realizado em 2011.
“Matinta” também levou o prêmio de “Melhor Filme de Curta Metragem de Ficção” do Júri Oficial doFestival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia Doc.3, além dos prêmios de melhor curta na escolha da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCP) e na opinião do Júri popular.
PARTICIPE
Estão abertas as inscrições para o Curso de Direção Cinematográfica com o diretor Fernando Segtowick. As atividades ocorrem de 11 a 15 e de 18 a 22 deste mês, sempre das 10h às 13h. Serão 30 vagas oferecidas pelo Centro Cultural Sesc Boulevard,que fica em frente à Estaçao das Docas. Inscrições gratuitas. Informações: 3224 5305.
(Diário do Pará)
Veja tambem: http://www.cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário