segunda-feira, 4 de março de 2013

Filme do Amazonas 'ganha o mundo' e participa de festivais internacionais


"A Floresta de Jonatas" esteve no Festival de Roterdã, na Holanda.
Filme de Sérgio Andrade deve entrar no circuito nacional ainda este ano.



Inspirado em história real, filme foi o primeiro produzido na Região Norte a ser contemplado com edital do Ministério da Cultura. (Foto: Divulgação/Festival do Rio)

Depois de se tornar o primeiro filme amazonense a competir nos festivais de cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo, “A Floresta de Jonatas” ganhou o mundo no início de 2013. Em fevereiro, a produção de Sérgio Andrade participou do Festival de Roterdã, na Holanda, onde teve cinco exibições “muito bem sucedidas”, de acordo com o cineasta.

Em entrevista ao G1, Andrade definiu a experiência na Europa – ele também esteve no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha – como “enriquecedora”. “O filme foi bem aceito tanto pelo público quanto pela crítica. O Festival de Roterdã é bastante conceituado, então foi uma honra ver todas as sessões do filme lotadas”, disse.

Sérgio Andrade está animado com possibilidade
de levar "A Floresta de Jonathas" para outras
partes do mundo (Foto: Divulgação)

Na Alemanha, o cineasta amazonense não exibiu “A Floresta de Jonatas”, mas aproveitou a presença em Berlim – onde participou de discussões com outros representantes da sétima arte – para divulgar o filme e conhecer profissionais do cinema de todo o mundo. “Foi um momento de trocar experiências com gente que produz audiovisual na África, China, na própria Alemanha e em outros lugares do mundo. Eu tive contato com o mercado e apresentei esse projeto e o meu próximo, que ainda está em fase de captação de recursos”, contou Andrade, referindo-se ao filme “Antes o Tempo Não Acabava”, uma história de ficção que ele garantiu ser o oposto de “A Floresta de Jonatas”.

Após o sucesso na Holanda e o intercâmbio na Alemanha, a próxima parada na carreira internacional de “Jonatas” é em Praga, na República Tcheca. Ao mesmo tempo, o filme participa da Semana do Cinema Latino em Boston, nos Estados Unidos. “Não dá para comparar públicos. Os norte-americanos têm outra noção, outros conceitos. Mas não estou nervoso. Muito pelo contrário, meu sentimento é de alegria por estar levando essa produção pra fora”, garantiu.

Os brasileiros também terão chance de ver o trabalho do cineasta. No segundo semestre, ele pretende colocar o filme nas salas de cinema. Enquanto isso, “Jonatas” continua ganhando fama em festivais no país. “A próxima exibição dele no Brasil é na Mostra do Filme Livre no Rio de Janeiro. Também há planos de ir para Brasília e São Paulo novamente. A atenção internacional que o filme teve rendeu expectativas altas e a chance de aumentar o público”, afirmou.


Se você é um Profissional da Arte se inscreva na agência virtual Profissionais daArte

Quer saber mais sobre Divulgação artística acesse cursosraizesculturais.com.br

fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário