Com esquetes de, no máximo, cinco minutos, a produtora +1 Filmes tem se tornado sucesso de visualizações no YouTube
“O que eu quero? Eu quero o que todo homem de Cajazeiras quer: que o metrô chegue até lá”. A frase acima, carregada de ironia, poderia ter sido dita por qualquer morador de um dos maiores bairros de Salvador, que aguarda ansiosamente o dia em que o metrô vai ultrapassar a curta distância entre a Rótula do Abacaxi e a Lapa. Mas a fala é do Vingador do Subúrbio, um dos personagens de maior sucesso da produtora baiana +1 Filmes, que tem chamado atenção com seus vídeos no YouTube.
Nos mais de 80 curtas que já foram postados pela produtora no site, as referências ao universo soteropolitano e a peculiaridade dos diálogos - falados sempre no mais genuíno ‘baianês’ - têm sido os elementos do sucesso do grupo formado por Fabiano Passos, 32 anos, Uelter Ribeiro, 28, Camila Loureiro, 24, e Moara Rocha, 23.
Desde a primeira postagem, em agosto de 2012, os curtas já conseguiram ultrapassar 2,8 milhões de acessos. “Nos últimos dois meses, o acesso às nossas páginas mais que duplicou e as curtidas no Facebook também”, diz Fabiano. Eles também mantêm o site www. maisumfilmes.com.br.
Fabiano explica que, a partir de O Vingador do Subúrbio, postado em março, a produtora se profissionalizou e o grupo passou a se dedicar inteiramente a essas filmagens. “Hoje temos nos preocupado mais com as filmagens porque a repercussão tem sido positiva, sobretudo depois desse vídeo”, afirma.
Semanalmente, são postados de dois a três novas produções no YouTube. O trabalho também começou a ganhar visibilidade com o reforço do experiente ator Pisit Moura, vencedor do prêmio de melhor ator no Braskem 2003 por sua atuação em Deus Danado. Com 12 anos no mercado, Pisit conta que, a princípio, a ideia era fazer apenas uma participação no vídeo Bambuluá.
“Logo rolou uma identificação e começamos a trabalhar em outros vídeos ”, explica o ator, que também atuou na série A Diarista, da Globo. “A Bahia é muito carente de comédia nesse estilo. Essa é uma linguagem nova para o povo daqui e chegamos para mostrar que existe produção”, completa.
Outro destaque da produção é Vassil Cavalcanti, que interpreta o Vingador do Subúrbio propriamente dito. Professor de jeet kune do (arte marcial de combate desenvolvida pelo ator Bruce Lee), ele diz que sua pretensão como ator é unir artes marciais e cinema. “Por isso, gosto mais da minha partipação em O Vingador, por causa da ação”, justifica ele, que também participou de Bambuluá.
Sátira
Os títulos dos filmes não poderiam ser mais correspondentes com a realidade de quem vive em Salvador. Capoeira Kid, Guerra de Flanelinhas, Baleiro do Amor e Ladrão Broder são algumas das produções de maior sucesso da +1. Entre os vídeos mais vistos no YouTube estão Arrebatadores – Senta Na Bíblia (415 mil acessos), Capoeira Kid (127 mil) e Baleiro do Amor (206 mil).
Arrebatadores faz uma sátira musical, ao som do funk, com os religiosos petencostais e neopetencostais. Já em Trainee de Vegetariano, um casal tenta explicar ao vendedor que não come carne e, em resposta, recebem:
“Mastiga, mermão, chupa e depois joga fora”.
Em 10% é possível captar outro diálogo tipicamente soteropolitano. Na praia, ao telefone, o personagem lança a sequência de questionamentos: “Onde você tá?/ Você não tá aqui, não?/ Cê tá aí, é? /Eu tô aqui! /Não, não, fique aí que eu vou pra lá ”, finaliza. Já em Baleiro do Amor, um vendedor na Estação do Iguatemi, com a ‘guia’ cheia de produtos de sex shop, solta sem nenhuma cerimônia: “Que horas são? Dez pra uma, tá na hora de dar uma”.
Uma sátira aos programas policialescos de televisão baiana é mostrada em A Hora da Bala. “Segundo informações exclusivas dos populares, a população não quer falar. Aqui ninguém viu nada, mermão”, diz a suposta apresentadora.
A proximidade com a cultura local, para Fabiano, não significa que o trabalho deles não poderá ser entendido em outros locais. “No caso das comédias americanas, por exemplo, podemos perder uma piada ou outra, mas o contexto geral nós entendemos. Acho que acontece a mesma coisa com o nosso trabalho”, acredita.
Sem roteiro A produtora nasceu de forma despretensiosa. O grupo se juntou para realizar um trabalho de conclusão de curso de Audiovisual na Unijorge, em 2010. O primeiro trabalho foi a série Oxe, Se Fosse na Bahia. “Logo houve uma repercussão positiva e assim percebemos que deveríamos investir em internet”, continua Fabiano. “Na internet, conseguimos trabalhar de forma independente, sem mediadores, como nos casos de festivais. Assim, nosso contato com o público é direto, incluindo as críticas”, completa Uelter.
Para garantir a espontaneidade, peça-chave nas produções, os diretores evitam produzir um roteiro prévio. “Pensamos na ideia e só avisamos aos atores aonde eles devem ir e o figurino para usar”, explica Uelter. “O mais legal desse projeto é que discutimos muitas coisas na hora sobre o roteiro e trabalhamos a improvisação”, completa Pisit.
No próximo mês, o grupo inicia uma agenda de gravações no interior da Bahia. Eles passam por Cachoeira, Feira de Santana, Vitória da Conquista e em Palmeiras, no Vale do Capão, para gravação de dez novos episódios do Oxe, e se Fosse na Bahia.
Bom humor e ironia na rede
O Suicida
Com os atores Paulo Papel, Elmir Matheus e Pisit Mota no elenco, o vídeo mostra, com bom humor, três jovens com conflitos existencias. Postado em março, o vídeo já ultrapassou 66 mil visualizações no YouTube.
O Vingador do Subúrbio
O vídeo mostra a trajetória do homem que busca vingança a qualquer custo. O sucesso do curta levou a produtora a profissionalizar mais as gravações, colocando os filmes como prioridade no trabalho.
O Conselho do Mestre Jedai
Uelter Ribeiro e Fabiano Passos, da equipe da + 1 Filmes, grava o próxima curta, numa lagoa nas proximidades do Centro de Convenções. O trabalho será lançado ainda esta semana.
Porta dos Fundos é referência em humor na internet
Nacionalmente, outro grupo também se tornou um fenômeno de audiência on line. A produtora Porta dos Fundos, idealizada por Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, mantém um canal no YouTube com atualizações semanais.
Fabio Porchat, um dos idealizadores dos vídeos da Porta dos Fundos
O canal já ultrapassa 80 vídeos e nenhum deles tem menos de 1,5 milhão de visualizações. No total, todas as produções do grupo já foram vistas mais de 90 milhões de vezes. O maior sucesso é o vídeo Sobre A Mesa, em que uma esposa revela para o marido seus desejos sexuais mais reprimidos, em termos impublicáveis, e já passou a marca de 6,2 milhões de visualizações.
“Claro que o trabalho deles é uma referência para nós. Já acompanhávamos desde o Anões em Chamas, que foi o precursor do Porta”, conta Fabiano. Em janeiro, a página da Porta dos Fundos foi a campeã de audiência no YouTube brasileiro, com 36 milhões de visualizações.
Os vídeos são, em sua maioria, esquetes de um a cinco minutos, sempre com sátiras do cotidiano sobrecarregadas de termos e ações nonsense e iconoclastas. Entre os temas mais abordados pelas produções estão sexo, racismo, religião e passagens históricas.
Mais vídeos:
Trainee de Vegetariano
CAPOEIRA KID
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fonte:http://www.correio24horas.com.br/
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