Este blog é destinado a comentar sobre cinema brasileiro de forma geral e cursos de cinema e vídeo de forma mais específica. Conheça o nosso portal de cursos: www.cursosraizesculturais.com.br
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
O curso de cinema · Projeto Seiva leva cinema e animação para a Fundação Curro Velho
Interessados em cinema de animação e desenho animado têm um encontro marcado nesta terça-feira (22), a partir de 9h, na sede da Fundação Curro Velho, em Belém. A programação do Projeto Seiva – Conversações sobre Arte e Ofício, terá como tema central “Cinema de Animação”, com a presença dos animadores paraenses Otoniel Oliveira e Cássio Tavernard, e de Zé Brandão, animador do Copa Studio, do Rio de Janeiro. “Animação: Qualificação e Mercado Profissional” será um dos assuntos abordados.
Zé Brandão mostrará sua experiência nos diferentes estágios do processo de animação: da adaptação de roteiro ao design de personagens, passando pelo storyboard, layout, animação, digitalização, edição final e direção. Ele é diretor criativo no Copa Studio, e entre seus trabalhos de direção se destacam as séries para TV "Tromba Trem", "Irmão do Jorel" (ambas em fase de produção) e "Historietas Assombradas - para Crianças Malcriadas" (2012).
O animador também foi diretor de animação na Labocine Digital e animador na Rede Globo. Formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tem vasto trabalho de pesquisa no desenvolvimento de novas soluções em animação, com foco na obtenção de resultados artisticamente relevantes, mesmo com recursos limitados. Possui experiência com produção de séries em estúdio, além de oferecer treinamento, formação e suporte para equipes.
Workshop
Zé Brandão vai ministrar um workshop de animação, no período de 23 a 25 de outubro, das 8 às 10h30, na sede da Fundação Curro Velho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da instituição.
“A ideia do workshop é ouvir a experiência do Zé Brandão com animação, já que ele desenvolve desde o roteiro até a direção dos filmes. Queremos saber como está esse processo, a criação de série, a formação do estúdio dele. Ele vai falar sobre o processo de criação para o roteiro, como desenvolve a direção, a produção das séries de animação, que é uma novidade”, explica Andrei Miralha.
A Fundação Curro Velho inaugurou neste ano seu Laboratório de Animação, um espaço de experimentação, produção e edição de curtas. As oficinas de desenho animado, stop motion e de outras técnicas relacionadas ao cinema de animação são realizadas no espaço.
Andrei Miralha, responsável pelo Laboratório de Animação, afirma que o mercado nesse segmento vem crescendo no Brasil. “Esse crescimento se deve, principalmente, às séries de animação, que precisam de profissionais. Hoje, a grande discussão é a qualificação para eesse mercado. A gente vai tratar disso no Seiva, principalmente sobre a formação e o mercado profissional”, adianta o animador.
Sobre o trabalho no Laboratório de Animação, Andrei ressalta que é "possível experimentar o mundo da animação com jovens de 12 e 13 anos, que têm talento nato para a arte, e estão produzindo personagens, finalizando no computador e editando o seu filme. O aluno vem para o Curro Velho fazer oficinas e aprende a produzir filme de animação. O que temos conseguido fazer aqui é dar oportunidades, potencializar esses talentos. Nosso curso não é de profissionalização, é de inicialização", destaca.
Serviço
Projeto Seiva – Conversações sobre Arte e Ofício ocorre na próxima terça-feira (22), a partir das 9h, no Teatro da Fundação Curro Velho, localizada na rua Professor Nelson Ribeiro, bairro do Telégrafo, em Belém. Entrada Franca. Mais informações pelos fones (91) 3184-9110 ou 8895-1334. O projeto Seiva é uma realização do Governo do Pará/ Secretaria Especial de Promoção Social e Fundação Curro Velho.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/projeto-seiva-leva-cinema-e-animacao-para-fundacao-curro-velho.html
Para saber mais sobre O curso de cinema acesse cursosraizesculturais.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário