sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O curso de cinema · Festival Universitário de Cinema terá mostra competitiva em Manaus



As oficinas ministradas serão de Direção Cênica, Roteiro, , Fotografia, Projetos Culturais e Produção Executiva. Evento acontece entre os dias 13 e 15 de abril.
[ i ]


Manaus - A 4º edição do Festival Universitário de Cinema e Fotografia (uniCINE) deste ano, além da mostra tradicional de filmes, traz mesas redondas, palestras e workshops com convidados de grande relevância nacional para o cinema. O evento, que acontece do dia 13 à 15 de abril na Faculdade Martha Falcão (FMF) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), contará ainda com a mostra competitiva de documentários; filmes de média e curta-metragem; de animação (curta-metragem); e fotografia.

Um dos participantes dos workshops, é Willian Hinestrosa, coordenador da Associação Cultural Kinoforúm - entidade brasileira sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos, e desenvolve a linguagem e produção cinematográfica brasileira - e curador do Festival de Curtas de São Paulo, um dos festivais de curta-metragem de maior peso no Brasil.

Conforme Abrahim Baze, idealizador do festival, gestor cultural e professor-coordenador do curso de audiovisual da UEA, a ideia do projeto é justamente fazer um intercâmbio cultural com outros estados.

“Convidamos palestrantes de peso do Brasil para fazer esse intercâmbio cultural, assim conhecemos de perto a realidade de outros estados para a nossa região. Com essa comparação podemos melhorar e agregar valor a futuros projetos locais”, explicou Baze.

Outros convidados nacionais serão anunciados até a data do evento.

A primeira edição do uniCINE aconteceu na UEA, em 2009. Os dois anos seguintes, 2010 e 2011, o festival foi apresentado na FMF. Apesar de incentivar o debate e produção cinematográficas universitária brasileira, o acesso da população amazonense à arte universitária, e estimular o desenvolvimento e o incremento da produção audiovisual local, o festival não ocorreu em 2012 e 2013 por falta de patrocínio e apoio.

“O festival é uma porta de exibição. Tanto incentiva quem produz, quanto quem quer produzir. Desde a 1º edição do uniCINE o empresariado local não mostra interesse em apoiar o cinema. São iniciativas como essa que mostram que o mercado de audiovisual tem um grande peso para investimento”, disse Baze.

A partir deste ano, o uniCINE passa a ser bianual e na próxima edição se tornará Latino Americano.

Esta edição conta com patrocinadores indiretos, que é a empresa Galo Design, Faculdade Martha Falcão e UEA. As despesas, conforme Baze, são correspondentes apenas aos serviços do evento, pagos diretamente ao fornecedores.

Os filmes selecionados na mostra irão ser exibidos em todas as unidades da UEA do interior e capital.

As oficinas ministradas no festival serão de Direção Cênica, com Zeudi Souza; Roteiro, com Rod Castro; Fotografia, com J.Zamith; Projetos Culturais, com Abrahim Baze; e Produção executiva, com M02 Filmes. O restante da programação será divulgada antes do evento.

Mostra competitiva

As inscrições para a mostra competitiva iniciam hoje, dia 10, e se estendem até o dia 28 de fevereiro. Devem ser feitas através do e-mailbazecultural@gmail.com ou pelos correios no endereço rua Leonardo Malcher, n.1728, CEP: 69010-170, Praça 14 de Janeiro, Manaus-AM, a coordenação de audiovisual - Unicine, na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT).

Mais informações no e-mail bazecultural@gmail.com ou nos telefones (92) 8178-2238, 3343-8199, 3878-4415.


fonte: http://www.d24am.com/plus/cinema/festival-universitario-de-cinema-tera-mostra-competitiva-em-manaus/103988


Para saber mais sobre O Curso de Cinema acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário