Filme “Gravidade” lidera a corrida com 11 indicações
Filme narra o drama de dois astronautas para alcançar uma estação espacial depois de um acidente
Crédito: Reprodução / CP
A entrega de prêmios do Bafta, maior premiação de cinema do Reino Unido, promovida pela Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema, será realizada neste domingo.
“Gravidade”, do diretor mexicano Alfonso Cuarón, lidera com 11 indicações a corrida. O filme de Cuarón narra o drama de dois astronautas para alcançar uma estação espacial depois de um acidente que os deixa abandonados no espaço. Sua inclusão no Bafta, entregue pela Academia de Artes Cinematográficas e Televisivas britânica, se deve ao fato de, em parte, tratar-se de uma produção britânica.
O filme “Doze Anos de Escravidão”, do diretor britânico Steve McQueen, é o segundo em número de indicações, com dez, assim como “Trapaça”, do americano David O. Russell, que narra uma curiosa operação do FBI nos anos 70.
Amplamente elogiado pela crítica, o filme “Doze Anos de Escravidão” se baseia na autobiografia de Solomon Northup — interpretado por Chiwetel Ejiofor —, um negro nascido livre em Nova Iorque, sequestrado em Washington e transformado em escravo no Sul dos Estados Unidos. Como “Gravidade”, “Doze Anos de Escravidão” e “Trapaça” disputam os principais dos 22 prêmios concedidos, entre eles o de Melhor Diretor, Filme e Roteiro.
“Continuo muito orgulhoso do reconhecimento que este filme está tendo em todo o mundo. Existe algo particularmente especial em ser candidato a um Bafta em casa”, declarou Ejiofor, também indicado ao Oscar de Melhor Ator, ao lado de Leonardo DiCaprio (por “O Lobo de Wall Street”), Christian Bale (“Trapaça”), Tom Hanks (“Capitão Phillips”) e Bruce Dern (“Nebraska”).
“Capitão Phillips”, o filme que narra o sequestro de um barco por piratas somalis e é dirigido pelo britânico Paul Greengrass, com Tom Hanks no papel-título, disputará sete prêmios. A lista de candidatos a Melhor Filme é integrada por “Gravidade”, “Doze Anos de Escravidão”, “Trapaça”, “Capitão Phillips” e “Philomena”. O crítico e membro da Academia Britânica Mark Kermode disse que a batalha deve ficar entre o filme de Cuarón e o de McQueen. “’Trapaça’ teve um bom resultado em termos de indicações, mas eu me surpreenderia se se saísse tão bem nos prêmios.”
Entre as atrizes, um dos destaques é Emma Thompson pelo filme “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, esquecida no Oscar. Este filme concorre na categoria de Melhor Filme Britânico.
fonte: http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=518696
Para saber mais sobre O Curso de Cinema acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário