quarta-feira, 30 de julho de 2014

O curso de cinema · Academia Internacional de Cinema - AIC comemora 10 anos com eventos em São Paulo e Curitiba



São 10 anos de Academia Internacional de Cinema(AIC). Os alunos que passaram pela escola na última década fizeram mais de 2000 filmes, muitos dos quais se destacaram em festivais nacionais e internacionais, e serviram como porta de entrada para esses novos profissionais no mercado audiovisual. Hoje os alunos formados pela AIC estão inseridos num mercado em crescimento e contribuem para uma fase produtiva do cinema brasileiro. “A AIC vem se apropriando das mudanças que acontecem na indústria do cinema no Brasil e no mundo,” diz Steven Richter, presidente da Academia Internacional de Cinema. “A escola se tornou uma referência importante não só em São Paulo, mas em todo o Brasil”, conta.
Além da quantidade de filmes produzidos pelos alunos, grandes diretores e profissionais de cinema brasileiros e de outros países passaram pela escola (confira lista completa aqui), dividindo seu conhecimento entre os eventos, palestras e convidados, entre eles: Lucrécia Martel, Robert Mckee, Sebastián Silva, Adrián Biniez, Eduardo Coutinho, Tata Amaral, João Moreira Salles, e muitos outros cineastas.

Os Eventos Comemorativos

Para comemorar os 10 anos a AIC preparou dois eventos. O primeiro, uma Mostra de Filmes produzidos pelos alunos nos primeiros anos da escola está sendo organizada pelo Museu Oscar Niemeyer - MON, em Curitiba, dia 03 de agosto às 17h, no próprio Museu . O segundo, acontece no estúdio da AIC, em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de agosto, é a terceira edição da Semana de Cinema e Mercado, em evento gratuito e aberto ao público (mediante inscrição prévia), que traz como tema central dos debates a “Produção, Distribuição e Exibição Audiovisual no Brasil – Mudanças da Última Década e Perspectivas”. Confira a programação do evento e conheça os convidados: •04/08, às 19h30 - Fernanda Carvalho, coordenadora de produção da Viacom Brasil, fez a produção executiva do longa de animação “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu e atuou na equipe de gestão do programa AnimaTv da TV Cultura, fala sobre Produção de TV e Animação – Novas Perspectivas.
•05/08, às 19h30 - Paulo Boccato, produtor executivo do longa de animação “Minhocas” e produtor executivo da Glaz Entretenimento, fala sobre O crescimento das séries de ficção na TV brasileira.
•06/08, às 19h30 – Renato Nery, que é coordenador de Fomento ao Cinema da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, encabeça o bate papo sobre a SP Cine.
•07/08, às 19h30 - Débora Ivanov, advogada e sócia-diretora da Gullane Entretenimento, fala sobre Fontes de financiamento e dos novos modelos de negócios.

Como Tudo Começou
No dia 5 de agosto de 2004, a Academia Internacional de Cinema abria suas portas em Curitiba, oferecendo cursos livres na área de audiovisual, além de curso de 2 anos de formação em cinema, oficinas especializadas e cursos de férias.

A primeira turma, do curso de formação em cinema, tinha 64 alunos vindos de diversas partes do país. A aula inaugural foi do fotógrafo Carlos Ebert (O Bandido da Luz Vermelha, 1968), e o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (Avalon, 2001) passou um semestre ministrando aulas na AIC. Ambos diretores das associações de cinematógrafos em seus países. Os primeiros filmes foram exibidos em salas especializadas em Curitiba, e hoje fazem parte do acervo da escola.
No início de 2006, a AIC transferiu sua sede para o atual endereço no bairro de Higienópolis em São Paulo, e realizou sua primeira Semana de Orientação, evento que acontece anualmente, gratuito e aberto ao público. Em 2010, a AIC fez a primeira edição do Filmworks Film Festival, em que os filmes dos alunos concorrem em diversas categorias, e são avaliados por um júri composto por profissionais do mercado. Em 2012, lançou a Semana de Cinema e Mercado, uma série de palestras abertas ao público gratuitamente, com profissionais ligados ao mercado, como produtores executivos e distribuidores e que neste ano, em sua terceira edição, faz parte das comemorações dos 10 anos da AIC.

Hoje a escola possui uma grade com mais de 30 cursos que cobrem todo o processo de produção audiovisual e recebe mais de 1200 alunos por ano, formando uma comunidade de professores, alunos, colaboradores e empresas parceiras que faz da AIC uma das mais conceituadas escolas de cinema do país.

SERVIÇO:

10 anos de Academia Internacional de Cinema - Eventos comemorativos:
Mostra 10 Anos da Academia Internacional de Cinema– Filmes produzidos em 2004-2006
03 de agosto, às 17h.
Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazarotto - Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba.
Entrada Franca - Classificação Indicativa 16 anos

Semana de Cinema e Mercado
4 a 7 de agosto, a partir das 19h30.
Academia Internacional de Cinema – Rua Dr.Gabriel dos Santos, 142, Higienópolis, São Paulo.
Todas as palestras gratuitas e abertas ao público, mediante a inscrição prévia no site.

fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=44422&op=gente


Para saber mais sobre O Curso de Cinema acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário