terça-feira, 23 de junho de 2015

Os desafios de fazer cinema no Ceará



Quatro fimes cearenses concorrem na Mostra Competitiva de Curta-Metragem. Os idealizadores discutem os desafios para realizar produções



Dos 333 filmes de todo o País inscritos na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do 25º Cine Ceará, quatro produções cearenses foram selecionadas. Os curtas realizados no Estado, que integram a seleção de 16 escolhidos para concorrer à premiação, têm em comum algumas características: são independentes, realizados sem incentivo público e com pouco orçamento. Mas, a despeito dos desafios, são filmes que propõem outros olhares ao fazer cinematográfico.


“Cada realizador vai criando suas estratégias e tenho realizado, até o momento, projetos simples e com equipes e orçamentos pequenos”, diz Virgínia Pinho, selecionada pelo curta Miragem. Ela, que tem formação na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, critica a instabilidade no fomento ao audiovisual no Estado. “O incentivo público hoje se dá basicamente por meio dos editais públicos e das escolas de formação, e nem sempre tem continuidade”.


Concorrendo com a animação Micro-Macro, o cineasta Diego Akel afirma que muitos idealizadores, na busca por viabilizarem seus filmes, acabam se perdendo ao tentar se encaixar no que supostamente o mercado do audiovisual quer. “Eu penso o contrário: o que a gente tem de bom que quer partilhar como mundo? Cada um faz o seu mercado e, a partir da criação autoral, vai criando seu cenário de produção”, diz Akel, celebrando o momento de inventividade vivido pelo cinema de animação.


Já para produzir trabalhos como o filme Cenário, os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) fazem “de tudo”, inclusive rifa, é o que diz a diretora do curta, Carol Veras. “A gente tem de fazer filme nessa cidade e, por isso, acaba fazendo sem dinheiro”. Apesar dos recursos escassos, a realizadora comemora a qualidade das produções que compõem a mostra competitiva do festival.


“Tentamos edital da Secretaria da Cultura do Estado, mas não deu certo e acabamos finalizando com campanha de financiamento coletivo”, conta Vanessa Cavalcante, que integra a mostra com o curta Muriel. Ela completa: “Estamos vivendo um momento difícil, porque até quem ganha edital público demora para receber o dinheiro”.


Vanessa destaca ainda que, após todo o desafio que é produzir, vem a luta pela distribuição. A torcida que fica, aponta a realizadora, é que a efervescência do audiovisual no Estado deixe de ser “pontual”, durante a realização do Cine Ceará, e passe a “movimentar o ano inteiro”.



PROGRAMAÇÃO


Hoje, 23


9h - Mostra Acessibilidade: Cine Holliúdy, no Cineteatro São Luiz


10h - Debates com realizadores da 5ª noite, no Hotel Mareiro


14h - Mostra Olhar do Ceará, no Centro Dragão do Mar


14h30 - Master Class com Leonardo Simões, no Cena 15


16h - Mostra Novo Cinema Espanhol, no Dragão do Mar


18h30 - Mostra principal, no Cineteatro São Luiz



SERVIÇO




25º Cine CearáQuando: até amanhã, 24.


Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, Praça do Ferreira - Centro).Entrada gratuita.


Site: www.cineceara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário