sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mercado de trabalho dos agentes e produtores culturais


Veja matéria completa em Cursos Raízes Culturais
Registro do panorama cultural no Brasil
A Obra é realização do Ministério da Cultura e da Vale, por meio da Lei Rouanet, com apoio da ESPM. Foram ouvidos 500 produtores e 40 investidores Da Redação Lançada recentemente, a publicação “Panorama Setorial da Cultura Brasileira” traz uma ampla pesquisa de mercado, que ouviu e qualificou os dados de quem produz e quem investe em cultura no país. O livro é uma realização do Ministério da Cultura e da Vale, por meio da Lei Rouanet, com apoio da ESPM. Os agentes da cadeia produtiva cultural brasileira estão preparados para os novos desafios do mercado cultural? Quais são suas fontes de informação e referências para se organizarem dentro do setor? Essas questões foram o ponto de partida para a pesquisa. Para respondê-las, as autoras – Gisele Jordão e Renata Allucci – e sua equipe entrevistaram cerca de 500 produtores culturais e 40 investidores, da iniciativa privada e do governo. O objetivo principal foi disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva, ou seja, os agentes (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo), difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) e o público consumidor.
A pesquisa aponta dados que revelam bastante instabilidade no setor. Por exemplo, na questão sobre remuneração, 72% dos produtores entrevistados afirmam que sua remuneração é variável, apenas por trabalho realizado. Só 14% são produtores contratados. 63% deles dependem de remuneração advinda de outras atividades, revelando como é difícil para o produtor manter-se focado exclusivamente nessa atividade. Quando perguntados “quais são as dificuldades encontradas no seu trabalho?”, 50% respondem que é o profissionalismo das equipes envolvidas num projeto cultural, e 42% que a segunda maior dificuldade é ser bem relacionado para conseguir aprovar o projeto com os investidores.
A pesquisa também revela diversos aspectos sobre como pensam os investidores...continua em Agenda/eventos
 A publicação está disponível para download no site www.panoramadacultura.com.br.
fonte: www.diariodecuiaba.com.br

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