sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Curso de Cinema · Rituais de passagem são tema de sessão gratuita do Cineclube Buraco do Getúlio neste sábado







A sessão ‘Buraco Saravá’, do Cineclube Buraco do Getúlio, acontece neste sábado (14/12), e dedica suas projeções aos mais diversos rituais. Através da representação fílmica, estarão representados os ritos de mudança de fases da vida, rituais de espera e rotina, todos baseados na ideia de passagem e repetição. O nome da sessão fica por conta da saudação que o coletivo faz ao ano de 2013, em agradecimento pelos filmes exibidos, a cada intervenção - poética, circense, performática ou musical - realizadas ao longo das 10 sessões, e a todos os artistas e produtores que contribuíram com a iniciativa.


Entre os filmes que serão exibidos estão: ‘Saliva’, de Esmir Filho; ‘O Paradoxo da Espera do Ônibus’, de Christian Caselli; ‘Homo Metrnonomus SP’, de Cid Machado; e ‘Vidro’, de Bert Haanstra. Como nem só com imagens celebra-se um ritual, o comando do som ficará por conta do DJ Felipe Sams; a poesia será representada por Diego Ferrão e Alan Salgueiro; no palco, os mais novos integrantes da ''MPB'' (Música Popular da Baixada), Gente Estranha no Jardim, que contará com a participação especial do grupo Maracatu Baque da Mata. O evento também terá a presença dos coletivos Pó de Poesia e Desmaio Públiko.


O Cineclube Buraco do Getúlio realiza sessões mensais, desde julho de 2006, no Ananias Bar, e tem como prioridade a difusão do curta-metragem e da cinematografia nacional. Além da exibição de filmes, o BG abre espaço para intervenções poéticas, teatrais, circenses e musicais no intervalo entre os filmes, por entender que esse espaço tem de ser ocupado por diversas manifestações artísticas, contribuindo com a cena cultural da Baixada. As sessões acontecem todo segundo sábado do mês.


Projeções mensais de longas-metragens, em parceria com a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e a ONG Laboratório Cultural, em Austin (Rua Cândido Lima, 13 – Austin – NI), além de sessões on-line toda quarta-feira com links de curtas-metragens disponibilizados no blog e na página do Cineclube no Facebook, também fazem parte da agenda do coletivo.


A iniciativa conta com o apoio da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ), além da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Transitando pelos mais diversos meios e endereços - reais ou virtuais - a seleção é feita por uma trupe que estuda, produz e assina seus próprios filmes.


O nome “Buraco do Getúlio” surgiu de uma passagem subterrânea para pedestres que atravessa a ferrovia, batizada com o nome do 12º prefeito de Nova Iguaçu, Getúlio de Moura. Mais conhecida como “túnel” ou “Buraco do Getúlio”, deu nome ao cineclube, que funcionou durante seus dois primeiros anos na rua de frente para a entrada dessa passagem, realizando sessões mensais e gratuitas. Inspirado em outro cineclube famoso na Baixada, o Mate com Angu, e desde a primeira sessão, na qual foi apresentado o documentário Ilha das Flores para 40 pessoas, o Buraco já ultrapassou a marca de 150 exibições. Atualmente, a média gira em torno de 200 espectadores por mês.


O “Buraco”, como é carinhosamente chamado por seus frequentadores, prioriza a difusão da cinematografia brasileira, com exibição no formato digital, em sessões temáticas ou não. Tem como uma de suas principais características intervenções de teatro, poesia, circo e/ou música no intervalo entre os filmes.

Devido às fortes chuvas que atingiram recentemente a cidade, o Buraco também recebe doações para vítimas atingidas nos bairros de Comendador Soares e Austin. Alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal estão entre os produtos que podem ser doados.



Serviço:
Cineclube Buraco do Getúlio – Sessão Buraco Saravá
Data / Horário: 14 de dezembro - às 21h
Local: Ananias Bar - Rua Floresta Miranda, 48 – Centro de Nova Iguaçu
Informações: (21) 9217-6892www.facebook.com/buracodogetulioEntrada Franca


Fonte: http://www.baixadafacil.com.br/cultura/rituais-de-passagem-sao-tema-de-sessao-gratuita-do-cineclube-buraco-do-getulio-neste-sabado-2731.html


Para saber mais sobre O Curso de Cinema acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário